terça-feira, janeiro 26, 2010


RESSURREIÇÃO: VERDADE OU MITO?

Nunca vi uma ressurreição. Jamais orei para que um morto ressuscitasse e jamais presenciei algo assim. Não sei de qualquer caso comprovado de ressurreição, embora já tenha ouvido falar de um ou outro pelo mundo. Todos, porém, contando de ressurreições “imediatas”: trinta minutos, uma hora, duas horas depois da “confirmação” da morte. Nunca mais que isso.

As experiências de ressurreição descritas no AT são desse tipo. O soldado abatido junto ao túmulo de Eliseu, o filho da sunamita... seus corpos sequer “esfriaram” e já receberam de volta suas vidas. Mas uma ressurreição de corpos decompostos, consumidos pelo tempo, não consta. Eis porque o profeta Ezequiel teme responder à pergunta de Deus: “Podem estes ossos reviver?” -- perguntou; “Senhor, tu o sabes!” -- respondeu.

E podiam. Os evangelhos falam de ressurreições sem qualquer dificuldade. Há as imediatas, como nos casos do filho da viúva de Naim e da filha de Jairo. Mas há também as de mortos em decomposição, como nos casos de Lázaro e de todos aqueles mortos que voltaram à vida quando Jesus morreu na cruz e seus túmulos foram abertos. A mais extraordinária, contudo, a do próprio Cristo, que morreu diante de inúmeras testemunhas e ressuscitou diante de centenas de testemunhas, às quais apareceu. Sua vitória sobre a morte transformou-se na certeza da nossa vitória sobre a mesma morte -- nossa ressurreição.

As objeções a respeito da possibilidade de os mortos ressurgirem vieram à tona logo cedo, na história do cristianismo. Muito antes do desenvolvimento da ciência moderna. Paulo escreveu a algumas dessas pessoas, manifestando estranheza quanto a pensarem assim. Como lembrou: “se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e é vã a vossa fé”. E continuou: “mas Cristo ressuscitou, tornando-se as primícias de todos os que dormem”.

A ressurreição, portanto, é uma verdade fundamental da nossa fé. Uma esperança que não pode falhar. É a promessa do triunfo da vida sobre a morte, último inimigo a ser vencido. Não uma promessa vaga, mas uma promessa cujo cumprimento já foi plenamente antecipado em Jesus Cristo. Quando, pois, a trombeta soar, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro... E habitarão na casa do Senhor para sempre.

A esta altura, no entanto, cabe afirmar: a ressurreição é, de fato, uma impossibilidade; algo contrário à natureza. Até a Bíblia “sabe” disso. Mas não faz parte dos planos da Bíblia convencer-nos de sua possibilidade. Pelo contrário, quer que saibamos não ser possível, para que a recebamos como Milagre. Ressurreição é milagre, intervenção extraordinária da graça e do poder de Deus para inverter a ordem presente. Começou em Jesus, ressuscitando e sendo ressuscitado; terminará na Igreja, chamando para a eternidade todos os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro.

Como escrevi, nunca vi uma ressurreição. Quando vir, verei todas de uma vez. Inclusive a minha. A de todos nós. Maranata!

Pr. Marcelo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts with Thumbnails