quarta-feira, março 17, 2010

Sondando nossos porquês...

No meio de uma sala, alguns cientistas penduraram uma penca de bananas frescas em uma estaca. Em seguida, deixaram quatro macacos soltos na sala. Na mesma hora, os símios esfomeados partiram na direção daquelas bananas amarelinhas.

Quando tentaram subir na estaca, um dos cientistas jogou água muito gelada sobre todos eles.

Os macacos recuaram, juntaram-se novamente e fizeram uma segunda tentativa. Assim que começaram a subir na estaca, receberam outra vez o banho de água gelada. Depois de várias tentativas sem sucesso, os macacos se convenceram de que o fracasso era inevitável e, por fim, desistiram de tentar.

No dia seguinte, os pesquisadores tiraram um dos quatro macacos da sala e o substituíram por outro que não participara da experiência no dia anterior. O que o novato fez? Foi com tudo para pegar as bananas. Mas, antes mesmo que ele chegasse à base da estaca, os três veteranos o puxaram. Destemido, o macaco novato tentou mais uma vez, e novamente, foi impedido por seus companheiros. No fim, ele desistiu e se rendeu à atitude fatalista dos demais.

A cada dia, os cientistas substituíam um dos macacos originais. No quinto dia, dos quatro macacos dentro da sala, nenhum deles havia passado pela experiência de levar um banho de água fria. Mesmo assim, a partir daquele momento, toda vez que um macaco novo entrava na sala, os outros o impediam de subir na estaca para pegar as bananas sem mesmo saber por que o faziam. A falha dos primeiros quatro condicionou todos os novatos a evitar qualquer tentativa.

3 comentários:

  1. Agora transfira essa história para a realidade dos humanos, quando uns tentam algo que não conseguem, a grande maioria nem tentará, pois os primeiros não conseguiram.

    Mas se alguém conseguir, todos farão a mesma coisa.

    Parabéns pelo seu texto.

    Bjs, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Pois é querido,
    mas também precisamos saber o porque não tentamos...
    Lembra da "convicção" que te falei, então, têm pessoas que crêem mas não sabem no que crêem e nem o porque crêem...
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, muito obrigado, eu mudei apenas o banner superior... xD

    Beijos e bom final de Semana..

    Fica com Deus...

    ResponderExcluir

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts with Thumbnails